sábado, 29 de março de 2014

A SUFICIÊNCIA DA GRAÇA! Efésios 2:1-10


2ª A graça é suficiente para nossa Santificação. Efésios 2:1-5
A- A Graça é suficiente para nossa santificação, pois proporciona essa possibilidade. Fil. 1:6
- Muitas vezes ouvimos alguns desinformados sobre a graça afirmando que a santificação depende deles mesmos. Afirmam que é possível santificar-se apenas lendo e aprendendo com os exemplos apresentados por Deus em suas Sagradas Escrituras. Um grande erro! Mostrar o que se deve fazer não é suficiente para a santificação.
- Se realmente a santificação fosse possível mediante as ordens e exemplos, não precisaríamos do sacrifício da Cruz, pois a lei cumpriria um serviço para além do que lhe havia sido proposto, a saber, a santificação.
- Mas como é de nosso conhecimento a Lei não foi nos dada para isso, mas para apontar que não existia possibilidade em nós mesmos de cumprirmos a lei, portanto de nos santificarmos.
- Por isso a necessidade da graça, pois somente nela podemos ter essa possibilidade de santificação. Pois, já afirmava o apóstolo Paulo “A letra mata, mas o Espírito (que é a Graça em pessoa) Vivífica.” A lei possibilita a seguinte conclusão “Sou pecador”, e não a possibilidade de santificação.
B- A Graça é suficiente para nossa santificação, pois efetua em nós o querer. Fil. 2:12-13.
- Na queda nosso desejo por Deus foi corrompido. O homem carnal não busca a Deus pelo simples fato de que ele não deseja a Deus. Nosso coração é ávido pelo pecado. Ele deseja cada vez mais o pecado. Em nós existe um leão faminto por transgressões, por erros, e essa nossa natureza é insaciável.
- Nosso desejo natural está inclinado para satisfazer o desejo de nossa carne. Perceba isso em momentos cotidianos de sua vida cristã. Você sabe que tem que orar, mas sua carne diz que você está cansado demais para isso. Você sabe que deveria ter uma vida de oração, mas sua natureza diz que é mais gratificante assistir televisão, ficar na internet.
- Por esse motivo Deus tem que empregar em nós o desejo correto, a vontade Dele em nós. A graça é o combustível para realizar a vontade de Deus. Sem essa ação de Deus em nós nunca desejaríamos aquilo que Ele quer. Nem mesmo uma revelação escrita ou pessoal de Deus não seria suficiente para que esse desejo brotasse no homem.
- Paulo afirma em Romanos em seu primeiro capítulo que a natureza revelou a Deus, mas os homens suprimiram a verdade, literalmente sufocaram a verdade, e por isso Deus os entregou aos seus desejos carnais.
- Se desejamos buscar a Deus não existe em nós mérito nenhum, não há motivos para nos gloriarmos nem mesmo nessa atitude, ela não vem de nós, foi produzida por Deus em nós através de sua graça.
C- A Graça é suficiente para nossa santificação, pois produz em nós o realizar. Fil. 2:12-13
- Sendo Deus conhecedor de nossa natureza má, sabedor que somos tendenciosos ao orgulho. Que com freqüência nos esquecemos que fomos criados para o louvor e a glória dele, não permite que venhamos á realizar nenhuma atitude em direção a salvação se não formos empurrados por Ele.
- Quando dou um passo em direção a santificação, é o Senhor que está me carregando até lá. Se isso dependesse de mim não conseguiria realizar nenhum ato em favor de minha santificação.
- Reconhecer essa limitação glorifica o Senhor, exalta o nome Dele. Que maravilha é saber que minhas atitudes de santificação são impulsionadas pelo próprio Deus e que isso serve para a glória Dele mesmo.
- Os propósitos de Deus sempre são realizados, eles não falham. Então se fomos criados por ele para o louvor de sua glória, e se somos incapazes de realizarmos sozinhos, Ele agirá parta que esse propósito se realize.


SOLA GRATIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário